top of page
Buscar
Foto do escritorBárbara Morais

Fotografia e as estações do ano - Reveladores alternativos

Enquanto o verão vai dizendo adeus e o Outono se vai chegando, heis que a técnica das cianotipias vai ganhando espaço: estou na preparação dos negativos!

A mãe natureza mostra a sua abundancia, chegam as maçãs, peras, os figos; da horta, brindam-nos os tomates, os xuxus, os pimentos! Sou uma pessoa com muita sorte! Começo rapidamente a pensar como usar, como guardar, como reutilizar (congelar, compotas, doces, desidratar, secar folhas de chás…):

ganha formas ideias de reveladores alternativos, claro!


Tenho o quarto escuro numa confusão de formulas e experiencias, com apontamentos por todo o lado!!!!!!!!!!!:-)






Bem, neste contexto de oferendas da Mãe Natureza, foi-me dado um vinho por um velho agricultor que muita fé colocou no néctar por si feito. Abrindo a garrafa, detectei o cheiro avinagrado, não consegui beber, de tão amargo. Decidi aproveita-lo para revelar.

Este fim de semana foi a minha batalha, que passo a relatar:

Primeira experiencia, supondo que teria em mãos uma “bomba” de taninos: vinho +carbonato de sódio para obter meio alcalino (o dito vinho tinha um pH de 2, passei para 12) + uns parcos 2gr de vitamina C para 600 ml de solução. A solução ganhou instantaneamente a cor negra , similar ao do caffenol quando adicionamos a vitamina C. O cheiro, também similar com um trago final a vinagre.





Lá me aventurei, num tempo de revelação para 45 minutos, semi-stand. Enquanto revelava, descasquei peras para desidratar:-)

Uma delicia, deitar o revelador pelo gargalo da pia da cozinha, sem receios ambientalistas!!!!




Após fixar, descubro que o filme se apresentava como uma maravilhosa fita negra!! J Respirei fundo, percebi que tinha sido impossível ter entrado luz, logo, ficava-me a maravilhosa possibilidade de estar perante uma super revelação, ou seja, que estaria perante um potentíssimo vinho com taninos!

Após o desencanto inicial, toca a voltar para o quarto escuro, voltar a colocar no tanque outro filme, e experimentar desta feita revelar sem qualquer vitamina C e passando a um tempo reduzido de revelação de 20 minutos, semi stand.


Posto mais este tempo de espera, sai-me do tanque um maravilhoso filme, mas agora transparente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Chateada, e teimosa como só eu mesma, desisto do raio do vinho avinagrado, pego num vinho de pacote do Continente (pH 3) , junto carbonato de sódio para um pH de 12, junto a pitada de vitamina C (1,5 gr para 600 ml de vinho-lembrem-se que o caffenol tem na sua receita 16 gr por 1ldesoluçãoJ» diria quase que se deveria chamar vitaminol J), e revelo, mais uma vez durante 45 minutos em semi-stand (estão a imaginar o mindfulness que tenho de ter por de trás destas aventuras????).

E pronto, para o fim-de-semana não ter sido em vão para a fotografia, sai-me um filme pouco revelado (GRRRR. Nota: diminuir a quantidade de carbonato de sódio; aumentar vitamina para 3 gr)



24 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jan 14

adorei!

Like
Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page