O Verão começa a mostrar o fim.
As clorofilaprints estão quase todas realizadas. Este ano tentei melhorar a qualidade da imagem (a utilização de canais de cor, isolados e em conjunto, foi uma experiencia).
Estas experiencias apareceram após ter lido que a clorofila é mais sensível ao espectro vermelho de luz. Cheguei de facto a conclusões que melhoraram os meus resultados para a obtenção de uma imagem com mais pormenores.
Também percebi que não é preciso tanto cuidado com as folhas (colocar em tubinhos de água, deixei de fazer e tudo correu bem na mesma;
# o sol melhor continua a ser o sol matinal;
# mudar a cor do fundo de suporte da folha pode mudar os resultados. Não usar a cor negra, a folha seca e estala; o papel de alumínio acelera o processo, mas obriga-nos a ficar mais atento; # O uso de filtros de cor por de cima do vidro não dá qualquer melhoria nos resultados
Em relação à forma de preservar as folhas, mantenho a técnica. Mas após secar durante um período de tempo em local isento de luz, este ano iniciei a abordagem pós química de envernizar as folhas em epoxi resistente aos UV. A técnica de envernizar tem o seu quê, mas está “dominada” J (se colocarmos uma camada espessa, perde a naturalidade e ganha muito brilho; se a camada for muito fina, destaca-se; o próprio epoxi, ao ser colocado, se sair do bordo da folha, cola em tudo, destrói trabalho).
Quanto aos termos químico/fotográfico usados, ainda estou em estudos, mas suponho que estamos todos errados, quando chamamos a esta técnica a técnica de clorofilaprint. Eu estarei mais inclinada em afirmar que o termo mais correcto seria chamar de feofitina print. Mas lá chegaremos, um dia!-)
Agradeço às minhas exposições o facto de ter percebido que as minhas feofitina prints não eram eternas! Em um mês de exposição à luz e sol, desvaneceram aos olhares de quem as visitava! Arte viva!É poético, adorei explicar este dado aos visitantes, mas abriu-me o interesse de querer saber como melhorar. Também não deixa de ser poético eu não ter tido, até então, uma só pessoa a quem já enviei as minhas folhas que tenha tido a coragem de me alertar “olha, a imagem da folha desapareceu!”. J Gosto de pensar que, se o não fizeram, não foi por desinteresse na folha, mas para me “proteger” da desilusão! Obrigada a todos!
Comentarios